30 de outubro de 2014

Pedra Eterna



Hoje estive visitando o Simpósio Internacional de Escultores que está acontecendo em Bento Gonçalves.

Adorei a citação do curador Aquiles Jimenez que está no folder do evento:  "Uma pedra não conhece outro caminho que não o eterno, e o da estrela que leva dentro"  Vocês não acham que tem tudo a ver com as minhas drusas ??? Gente...elas são eternas e brilham muito...

Este simpósio é uma iniciativa do Instituto Tarciso Michelon e da Secretaria de Estado da Cultura e me interessei em saber como funciona.

10 escultores foram convidados pelo curador a participar...eles são renomados mundialmente e de diversas partes do mundo. Como o barulho é super intenso por causa das moto serras conversei com 3 deles e vou contar aqui:

Kemal Tufan da Turquia



Pela segunda vez no Brasil Kemal está adorando a experiência. De inglês fluente e super simpático, ele me ensinou que a criatividade vem das experiências cotidianas que temos...quanto mais experiências temos ...mais criatividade ! "Be criative in any case"
Então bora viver intensamente !!!

Ele está fazendo um barco que representa a vida...adorei !

Para conhecer Kemal clique AQUI


Marcia de Bernardo do Brasil


 A curitibana Márcia decidiu em 1995 que seria escultora full time. Viajando pelo mundo fazendo esculturas  me disse a coisa mais legal que ouvi nos últimos tempos..." Me divirto fazendo a escultura e quando ela está pronta está na hora de outros se divertirem com ela " Bacana né ? Sinto isso com meus anéis também...me divirto fazendo e depois quero que alguém se divirta com ele na mão !
A escultura dela será uma flor de granito em cima de uma pedra de basalto.

Para saber mais sobre o trabalho de Márcia clique AQUI

Petre Petrov da Bulgária



Dono dos olhos mais azuis que já conheci...Petre, pela primeira vez no Brasil , está se divertindo aprendendo português. Sua escultura lembra um círculo da evolução...Falamos de criatividade, de viver de arte e de não se preocupar com a vida !
"A escultura já existe na minha cabeça, depois é só deixar a pedra se moldar conforme o meu pensamento "

Para saber mais sobre Petre : AQUI



O Simposio vai até dia 09 de novembro quando as esculturas devem estar prontas e serão levadas para o Caminho de Pedras.
Para saber mais sobre o Simpósio clique AQUI

Fiquei pensando que estas esculturas são idealizadas para serem eternas...um pensamento criativo que se transformou em um projeto..... que se materializou !

Espero que eu leve este ensinamento para a eternidade !



Recolhi fragmentos de granito e basalto que pretendo fazer colares..aguardem !



Nenhum comentário:

Postar um comentário